Cheguei a Londres no domingo, dia de parque, e fui ao Kensington Park, que era perto do meu hotel.
Andei até o Speakers Corner do Hyde Park, com muçulmanos brandindo o Corão, ativistas de todo tipo, e até jovens pacifistas distribuindo free hugs.
De lá vi o Marble Arch com suas bandeiras coloridas, e lembrei da “Hallelujah” do Leonard Cohen, pelo verso: “I've seen your flag on the marble arch, love is not a victory march...”
Depois passei por uma procissão de auto-flagelantes da Mão de Fátima, que gritavam e se espancavam em uníssono, devidamente escoltados pela polícia.
Continuei até passar pela Serpentine, o laguinho.
Mais a frente, já na avenida ao sul do parque, junto à embaixada, havia um grande protesto contra o presidente do Irã, muito animado.
Cheguei ao Albert Hall, onde estava pra começar uma apresentação do “Messiah” do Handel. Arrumei um ingresso ao lado da orquestra, e fiquei esperando, maravilhado, o coro de uns duzentos jovens e o gigantesco órgão cantarem o manjadíssimo Hallelujah (de novo!), quando o imenso teatro lotado ficou todo de pé. Emocionante.
No dia seguinte de manhã fui a Chiswick, um ponto meio afastado na cidade, na fiúza de remar no clube da University of London. O clube estava com o portão aberto, com o cadeado destrancado. Entrei. Contornei o edifício, e a garagem estava com uma das portas abertas, com todo o material caro exposto. Gritei, bati palmas, ninguém apareceu. Fiquei lá uns quarenta minutos esperando um barco que devia estar na água.
Lá o Tâmisa é estreito e calmo, cercado por árvores, casas e tabernas antigas, muito bucólico. Cisnes flutuavam no rio, e lembrei de outra canção do Leonardo, “The Traitor”: “Now the swan, it floated on the English River...”
Só vi um skiff subindo a corrente, seguido por um inflável a motor, com o técnico, que estranhou a minha presença lá, chegou um pouco perto, mas desistiu de me interpelar e voltou aos seus afazeres. Não me pareceu um barco do clube, pois não reconheci as pás roxas.
À noite encontrei um amigo que mora lá, e tomamos muitos pints de cerveja em vários pubs diferentes.