segunda-feira, agosto 31, 2009

Férias esforçadas



Dia 12 eu volto.

quarta-feira, agosto 26, 2009

Leonard Cohen


Do Telegraph.

No fim do ano passado a tv 20” tela curva da minha filha faleceu. Chegara a hora de comprar uma tvzona HD. Passei a 29” tela plana pra ela e, seguindo autorizados conselhos, comprei uma plasma HD 42”. Não full HD porque a diferença não seria perceptível nesse tamanho de tela, e tampouco a qualidade da transmissão aproveitaria o full HD. E contratei um serviço de TV a cabo com um harddisk pra gravar os poucos programas legais em HD disponíveis.



Sexta-feira passada vi um filme que eu tinha gravado, um documentário sobre o Leonard Cohen, “I’m your man”. Eu já conhecia há muito tempo o compositor, tenho alguns discos dele, e uma predileção, entre outras, por duas interpretações da Madeleine Peyroux, “Dancing to the end” e “Blue alert”. Aquela voz gravíssima meio sussurrada, mal deixando identificar a melodia, nunca me convenceu muito. Mas vendo no filme o sujeito simpático comentando as canções e contando passagens da sua vida, e acompanhando as canções legendadas interpretadas por um grupo talentosíssimo organizado pelos irmãos Wainright, entendi – antes tarde do que nunca - porque ele é tão cultuado. A mistura de sarcasmo, auto ironia e lirismo, nas longas letras de métrica e rima perfeita, em melodias simples que envolvem e dão muita liberdade ao intérprete, é uma receita explosiva. E só vendo o filme fiquei sabendo que a excelente “Hallelujah”, batida na série “The OC” e no “Shrek” é do Cohen, na versão do próprio Rufus Wainright.




Confiram a valsinha country “The Traitor”, por Martha Wainright, tirada do filme (pelo o que eu entendi, a incorporação do filme aqui foi vedada por solicitação), que narra de maneira enviesada a história de um casal que permanece junto depois que o amor acaba, segundo entendi.

segunda-feira, agosto 24, 2009

A raia da USP é mais limpa que muita praia boa




Foto daqui.

pena que seja proibido nadar.

São Paulo, 13 de agosto de 2009


AMOSTRA: Água da raia

INTERESSADO: CEPEUSP

TÉCNICA: Determinação de E.coli através da Técnica dos Tubos Múltiplos, segundo APHA 1995, usando o substrato cromogênico /fluorogênico Colilert.


Data da análise
Local
Local da coleta
E.coli /100mL

12/08/09

Raia/USP
Portão Jaguaré
20
Portão de Embarque
40
Portão Fepasa
<20
Conclusão: De acordo com a Resolução CONAMA/274 de 29/11/2000, as amostras analisadas apresentaram padrão microbiológico excelente para recreação de contato primário.


_______________________________________________
Prof. Dr. René P. Schneider

Depto de Microbiologia ICB/USP

sexta-feira, agosto 21, 2009

Vai cumê sua mãe



Tem um porquinho igual a esse, em lilás, no começo da Heitor Penteado, assinado por uma tal de Vegan Crew.

Foto do .francisco.

quarta-feira, agosto 19, 2009

O Bradesco alienou a Sprinter do Tio Luiz no Detran





da Bahia e não quer devolver.


Outro exemplo de consumidor tentando fazer justiça com as próprias mãos, com mais de cinco milhões de acessos:

sexta-feira, agosto 07, 2009

Mini rotatória


Nem tudo o que "eles" fazem está errado. A mini rotatória que vem sendo implantada pelo CET é uma invenção simples e boa, mas a maioria dos motoristas não sabe usá-la. Nas ruas onde foi instalada, a tendência dos motoristas é continuar a respeitar a preferência antiga. Este é o erro. Na mini rotatória, a preferência é de quem chega antes, se houver espaço na direção que se vai além do círculo. Se não houver espaço, inverte-se a ordem da preferência, e assim o trânsito pára o mínimo possível. Parece difícil mas não é. Basta manter o círculo mágico livre. Outro erro que se faz é quando passa o primeiro carro o que vem atrás "aproveita o embalo" e vai junto, fazendo o carro que vem de outra direção esperar. Tá errado! Quando há espaço nas duas direções depois do círculo, vale a regra "um de cada lado", já consagrada pelo costume do motorista paulistano em outras situações, na verdade o respeito à regra da preferência de quem chega primeiro.

quarta-feira, agosto 05, 2009

Ai, ai, ai


segunda-feira, agosto 03, 2009

Bike commuter



http://www.bikerumor.com/category/commuter/page/3/

Outro dia fiz uma experiência como bike commuter (como os anglófonos chamam aqueles que usam a bici como meio de transporte cotidiano), uma simulação de como seria usar a bici pra chegar ao trabalho. Moro no Alto de Pinheiros e trabalho no Centro. Tenho que atravessar a Vila Madalena pra alcançar o espigão da Paulista, o que não é mole. Então, estudei no Google Earth o melhor caminho, do ponto de vista altimétrico, um caminho pelo qual eu só subisse, até chegar no espigão, para que não tivesse que subir duas vezes a mesma ladeira, por assim dizer.

Pedroso de Morais, Moras, Simão Álvares, Aspicuelta, Simpatia, Praça Horácio Sabino (essa foi a subida pesada), Cristiano Viana, Heitor, e ufa, Dr. Arnaldo. Praticamente só subi durante todo o trajeto. Daí em diante, só moleza: Dr. Arnaldo e a descida da Consolação. A partir da D. Antônia de Queiroz, um momento de verdadeira tensão, causado pelo excesso de velocidade pra minha bici de 130 reais e freios à altura. Comecei a brecar uns 70 metros antes da Maria Antônia.

Fui e voltei em menos de uma hora, uns vinte e cinco quilômetros, com roupas esportivas, e no pouco trânsito do domingo de manhã. Cheguei suadão. Pra poder trabalhar, teria que tomar banho e me trocar lá. Ainda tem a chuva e o frio. Por enquanto fica pra andar perto de casa.