quinta-feira, abril 23, 2009

Medalhinha


www.lazeronline.com.br

Corri sábado a tal regata, e cumpri mais ou menos os meus objetivos. Estavam inscritos, por faixa de idade, um A (até de 34 anos); um B (menos de 43 anos); dois Cs (até de 49 anos); um D (até 54 anos) e um F (mais de 60). Eu que sou um dos Cs, achei que chegaria em terceiro no tempo real, atrás do A e do B. Cheguei atrás do A e na frente do B, o que seria ótimo se o meu tempo não tivesse sido tão ruim, muito pior que em outras oportunidades. Talvez eu tenha saído muito forte, porque passei os 250 metros na frente; talvez eu e o barco estivéssemos muito pesados, mais do que em outras provas; certamente não remei bem, porque não sei remar bem. O fato é que fiquei em terceiro no tempo corrigido, atrás do A e do F. Foi muito frustrante pra mim, que esperava bem mais. O meu tempo foi muito pior do que o de quem eu esperava bater, que correu em outra bateria, e ganhou. Piorei. Treinei, treinei e piorei.

Treinei domingo com raiva, sozinho na água, por mais de uma hora. E segunda, num sítio nas montanhas, saí pra dar uma corrida e literalmente me arrebentei (nenhuma lesão), correndo no terreno acidentado por mais de duas horas, perdido e sem água. Estou com os músculos da perna inflamados e doloridos até agora. Descansei na terça, e voltei ao todo-dia, exasperando o novo técnico com a minha dificuldade de remar limpo e relaxado, sem deixar o remo patinar por excesso de força. Parece que esse é o segredo de fazer o barco andar sem se esgotar. Dia primeiro tem mais.

quarta-feira, abril 15, 2009

Soutenabilité


Illustration by Remie Geoffroi

Sempre impliquei um pouco com a expressão “desenvolvimento sustentável”, degringolada depois em “sustentabilidade”. Parece que foi popularizada em 1985, por uma comissão da ONU de meio-ambiente e desenvolvimento, conhecida por “Comissão Brundtland”, que em seu relatório vinculou, sob este conceito, o desenvolvimento necessário a suprir as necessidades do presente com a manutenção das mesmas ou melhores condições, em termos de recursos naturais, para as gerações futuras.


Sustentabilidade é uma expressão que contém um raciocínio um pouco complicado, porque o que se sustenta não é o desenvolvimento, como pareceria de uma leitura direta à primeira vista, mas os recursos naturais e o ambiente. Sustenta no sentido de não degradar ou exaurir. Sustentar o desenvolvimento seria apenas manter o ritmo de crescimento, mas a idéia de sustentabilidade é quase oposta, de desenvolver-se andando sobre ovos. Bilhões de humanos mais ou menos famintos engalfinhados com os governos, corporações e latifundiários, na criação das escassas (por definição) riquezas, me parece mais o famoso elefante na loja de cristal

quarta-feira, abril 08, 2009

Paga

Hoje perdi a hora, me atrasei e não fui de bicicleta. Como diz o ditado, a cabeça não funciona, o planeta paga.

sexta-feira, abril 03, 2009

Que bonito é


Reuters

We start from the belief that prosperity is indivisible; that growth, to be sustained, has to be shared; and that our global plan for recovery must have at its heart the needs and jobs of hard-working families, not just in developed countries but in emerging markets and the poorest countries of the world too; and must reflect the interests, not just of today's population, but of future generations too. We believe that the only sure foundation for sustainable globalisation and rising prosperity for all is an open world economy based on market principles, effective regulation, and strong global institutions.




Da declaração oficial do encontro do G20.
Atualizando em 6.4, o pulo do gato em negrito.

quinta-feira, abril 02, 2009

rotina

Segunda, velocidade 12km, corrida 4,5km; terça, rodagem 12km, musculação resistência; quarta, rodagem 12km, corrida 4,5km; quinta, rodagem 12km, musculação força; sexta, rodagem 12 km, corrida 4,5km; sábado, rodagem 12km, corrida 4,5km; domingo, rodagem 12 km. Descanso no dia em que acidentalmente faltar. A semana passada foram dois, esta já um.